sexta-feira, 11 de março de 2011

Prefeitura de Porto Velho apoia ações do Governo do Estado no atendimento aos 102 haitianos acomodados no Claudio Coutinho

Em visita aos haitianos que foram encaminhados pelo Governo do Estado ao ginásio Claudio Coutinho, na capital, o secretario municipal de Saúde, Williames Pimentel e a secretária municipal de Assistência Social, Benedita Nascimento tiveram oportunidade de conversar com os estrangeiros e verificar de perto a real situação dos haitianos, que vieram para o Brasil, através do Acre, em busca de emprego.
Com documentação em dia, passaporte com visto de estrangeiro validado, os haitianos estão sendo ajudados também pela população que a todo o momento chega ao ginásio com doações de comida e roupas. Vários empresários já foram em busca dos trabalhadores. “Nós fomos muito bem recebidos e estão aparecendo várias oportunidades de emprego” conta Saulo Davi Luz, professor e coordenador do grupo.
Entre os haitianos, que esperam trabalhar aqui em Porto Velh,o estão profissionais de várias áreas como bioquímicos, professores, especialistas em Informática, além de pedreiros, carpinteiros, mecânicos, pintores, costureiros e ajudantes gerais.
Saúde
A prefeitura de Porto Velho tem apoiado todas as ações do governo do estado, para acomodar os haitianos. Desde a chegada dos estrangeiros, a Semusa está oferecendo assistência médica, quando necessária. “Nós fazemos parte do Comando Epidemiológico de Vigilância Sanitária (Cievs), pelo qual é desenvolvido, em parceria com o Estado, um conjunto de ações de prevenção e monitoramento 24 horas por dia”, garante o secretário Williames Pimentel.
A prefeitura da capital colocou à disposição do estado, o atendimento médico e ambulatorial aos estrangeiros. “Através do Cievs, o doente poderá ser encaminhado à Policlínica Ana Adelaide, onde ele terá toda a assistência inclusive com o fornecimento gratuito da medicação necessária” afirmou Pimentel.
Assistência Social
A secretária municipal de Assistência Social, Benedita Nascimento colocou a partir desta quinta feira, um psicólogo e uma assistente social à disposição do Estado para ajudar no cadastramento dos haitianos. São 102 haitianos sendo deste total 09 mulheres, entre elas, uma grávida. “O nosso trabalho aqui é dar todo o apoio possível ao Estado, através da nossa secretaria municipal de Assistência Social em parceria com a Assistência Social do Estado”, finalizou Benedita.

Autor: Nara Vargas/Fotos: Frank Néry
Fonte: O NORTÃO




Nota do Blog: Bem diferente do tratamento oferecido pela prefeitura de Rio Branco e Brasiléia e pelo Governo do Estado do Acre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário