sexta-feira, 22 de abril de 2011

MINI MAP – DIREITOS HUMANOS E AMBIENTAIS SITUAÇÃO DE PRECARIEDADE DOS MIGRANTES HAITIANOS

Aos 13 dias do mês de abril de 2011, na cidade fronteiriça de Iñapari – Peru, reunidos na Mesa do Mini-MAP Direitos Humanos e Ambientais (membros representantes de instituições, cidadãos civis do Peru, Brasil, Bolívia e Haiti) com o objetivo de escutar, perceber, conhecer e analisar a situação de precariedade em que se encontram os, aproximadamente 100 migrantes haitianos, entre mulheres e homens, instalados na cidade de Iñapari – Região de Madre de Dios, com a intenção de ingressar à República Federal do Brasil em busca de trabalho.
Escutando aos irmãos haitianos, que de maneira textual, manifestaram o que se segue:
Encontramo-nos neste momento na cidade de Iñapari porque nosso país, nos últimos sete anos sofreu o flagelo da natureza com três furacões e um terremoto, deixando-nos um país destruído, com famílias em situação de dor e desesperança; o que nos obrigou a tomar a difícil decisão de migrar para outros países em busca de melhores condições de vida, e assim poder ajudar a nossas famílias no Haiti.
A República Dominicana nos deu a possibilidade de adquirir um visto para sair a outros países de língua hispânica; chegando ao Panamá e ao Equador por via aérea e de Quito a Lima – Cusco e Puerto Maldonado, via ônibus, chegando a Iñapari por taxi, para ingressar ao Brasil. Muitos de nós tivemos comunicação com familiares e amigos que fizeram esta viagem e já se encontram no Brasil, o que nos permitiu organizar o transporte de Quito até Iñapari.
Sentimo-nos envergonhados pela situação que estamos passando, já que somos profissionais e vimos trabalhar para ajudar nossas famílias; temos a esperança de ingressar ao Brasil porque sabemos que é um país grande e com muitas possibilidades de trabalho.
No entanto, queremos e podemos ir para qualquer país que possa nos acolher e nos dar a oportunidade de trabalhar, para assim podermos ter sustento diário e apoio a nossas famílias que se encontram no Haiti esperando muito de nós.
Não entendemos e não temos resposta clara: porque agora o Brasil fechou sua fronteira, se meses antes o ingresso era livre? Lamentamos muito que hoje a Polícia Federal não nos deixe ingressar, se quer até a Ponte da Integração; afugentam-nos como se não fossemos humanos. Imploramos às autoridades
brasileiras que nos deixem ingressar a seu país para trabalhar; permitam-nos a oportunidade de contribuir com seu país e com o nosso também.
Aqui em Iñapari, os peruanos nos estão tratando com generosidade, fazendo-nos sentir em família. Agradecemos o apoio fraterno e solidário da família Flores Cardozo que nos está cedendo sua casa, como também a Paróquia local pelo apoio desinteressado.
Também solicitamos à Comunidade Internacional que socorra e doe toda a ajuda possível ao nosso país, de forma urgente em seu processo de reconstrução, para que nossos compatriotas tenham uma melhor qualidade de vida; sobretudo, garantindo a segurança cidadã.
Os participantes desta reunião perceberam o grito dos irmãos haitianos, que expressaram com lágrimas nos olhos, que neste momento só estão comendo uma vez por dia; e que a família que os estava acolhendo desde o dia em que chegaram, já não tem a possibilidade de continuar a fazê-lo; situação que torna sua estadia nesta cidade cada vez mais difícil. Pelo que, em atenção e, com o mais alto espírito solidário, que deve caracterizar todo ser humano, e recorrendo aos princípios gerais de proteção dos direitos humanos que regem o mundo, expressamos a seguinte opinião pública:
1.- Que as instituições governamentais e privadas, tanto locais, regionais como nacionais dos três países, em observância ao mínimo respeito à dignidade humana que todo ser humano merece, lhes forneçam alimentação diária, por pelo menos duas vezes ao dia e, um lugar para abrigá-los temporariamente até que se resolva sua situação imigratória.
2.- Que o Estado Peruano, dada a situação de precariedade em que se encontram os irmãos haitianos, instalados na cidade fronteiriça de Iñapari, de maneira excepcional possa declarar a todos o status de Refugiados de forma temporária.
3.- Que a República Federal do Brasil considere o ingresso dos migrantes haitianos, já que têm por objetivo principal trabalhar para buscar recursos econômicos para ajudar a seus familiares e, desta forma, contribuir para a reconstrução do afetado país do Haiti.
4.- Que durante sua estadia provisória, os haitianos tenham capacitação na língua do país onde pretendem trabalhar.
Iñapari, 13 de abril de 2011
Na sequência segue a lista dos membros participantes desta reunião convocada pelo Coordenador do Mini-MAP Direitos Humanos e Ambientais, Padre René Salízar Farfán.

NOMES
ENTIDADE/CARGO
PAÍS/CIDADE OU ESTADO
JUAN ALFREDO ANCO GARRIDO
HOSP. SAN MARTIN DE PORRES "ADMINISTRADOR" (e)
PERÚ – IBERIA
NORMA ASPAJO MARIÑO
REGIDORA DE LA MUNICIPALIDAD DISTRITAL DE IBERIA
PERÚ – IBERIA
JESÚS AUGUSTO PRESA PISCO
PRESIDENTE DE LA ASOCIACIÓN SHIRINGUEROS
PERÚ – IBERIA
ESDRAS HÉCTOR
HAITIANO
HAITI
GREBY JOSEPH
HAITIANO
HAITI
TERNE FRITZNE
HAITIANO
HAITI
MAYRA CÁDIZ ARGANDOÑA
"JÓVENES POR LA AMAZONIA" HERENCIA - VOLUNTARIA
BOLIVIA
ADHEMAR RODRIGO ORIAS CORONADO
"JÓVENES POR LA AMAZONIA" HERENCIA - VOLUNTARIA
BOLIVIA
MAHER SALAL VALLEJOS MATENEZ
"JÓVENES POR LA AMAZONIA" HERENCIA - VOLUNTARIA
BOLIVIA
MONDESIR ROSEMOND
HAITIANO
HAITI
JORGE HONORATO PITA BARRA
MUNICIPALIDAD PROVINCIAL DEL TAHUAMANU SUB GERENTE DE MEDIO AMBIENTE
PERÚ – IÑAPARI
ATHANES ALERTE
HAITIANO
HAITI
JOSÉ A. GARCÍA CJUIRO
MAYOR PNP/COMISARIA DE IBERIA
PERÚ- IBERIA
HOLDEN MELITON RUIZ HUESEMBE
MINISTERIO DEL INTERIOR/GOBERNADOR PROVINCIAL
PERÚ-IÑAPARI
L. MERCEDES PERALES YABAR
MUNICIPALIDAD PROVINCIAL DEL TAHUAMANU TTE. GOBERNADORA
PERÚ-IÑAPARI
FRANCISCO ELIEZIO DE SOUZA
CORPO DE BOMBEIRA ACRE BRASIL
BRASIL-ACRE
FOSTER BROWN
CIENTISTA
BRASIL - ACRE
CARLOS PORTELA
MINI-MAP BRASIL
BRASIL-ACRE
P. RENE SALÍZAR F.
COORDINADOR DEL MINI-MAP-DERECHOS HUMANOS
PERÚ-IBERIA
MIGUEL BAUTISTA F.
HERENCIA - BOLIVIA ONG ABOGADO
BOLIVIA
MARCO ESQUECHE H.
MINISTERIO PUBLICO ASISTENTE ADMINISTRADOR
PERÚ- IÑAPARI
MIGUEL ARA SOTELO
MINSA CLAS TRES FRONTERAS
PERÚ- IÑAPARI
RAÚL ARBIOLA BENAVERLA
AUF-PNP-IÑAPARI
PERÚ-IÑAPARI

Nenhum comentário:

Postar um comentário