terça-feira, 15 de março de 2011

Haitianos: Seas cadastra empresas que estão contratando

Noticias - 14/03/11 - 14h13
O Governo do Estado de Rondônia através da SEAS (Secretaria de Estado de Assistência Social) deu início a um mutirão para cadastrar empresas e empregadores interessados em contratar os haitianos que estão na condição de refugiados em Porto Velho.
A secretária da SEAS, Claudia Lucenna Aires Moura, entrou em contato com a Pastoral do Imigrante, ligada a igreja católica, para prestar orientação aos haitianos quanto aos direitos trabalhistas. A palestra foi ministrada pela advogada da Diocese de Porto Velho, Cintia Paganotto acompanhada de um tradutor.
Até agora mais de 45 haitianos já foram convocados para trabalhar em diversos setores do mercado da capital, como operador de máquina, ajudante de mecânica, alfaiate, motorista, eletricista, cozinheiro e empregada doméstica. Há no grupo dos haitianos profissionais com nível superior como bioquímico, economista e pedagogo.
No ginásio Claudio Coutinho, onde estão alojados, a SEAS, em parceria com o SINE do Estado (Sistema Nacional de Emprego), faz o cadastramento das empresas que estão recrutando os haitianos.  Através do cadastro, os órgãos responsáveis irão monitorar e acompanhar as condições de trabalho e moradia desses migrantes. Todos os 98 haitianos em Porto Velho possuem o protocolo do pedido de refúgio, carteira de trabalho e RG de estrangeiro, concedida pela Polícia Federal no Acre.
Ainda na sexta-feira o Governo do Estado de Rondônia enviou documentos ao Ministério da Justiça, ao Itamaraty, da Saúde, à Secretaria Nacional de Direitos Humanos e à Embaixada do Haiti em Brasília solicitando apoio para resolver a situação dos haitianos que estão em Porto Velho.
De acordo com a Secretária Claudia Moura, o Governo está atuando para encaminhar o mais rápido possível esses imigrantes para o mercado de trabalho, garantindo a eles empregos dignos para reconstruírem suas vidas no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário