quinta-feira, 31 de março de 2011

Sejus-AM promove reunião para discutir ações de apoio aos haitianos

A proposta é discutir novas ações de apoio aos imigrantes haitianos provendo assistência em saúde, educação e trabalho

Manaus, 31 de Março de 2011

ACRITICA.COM


Estrangeiros estão abrigados em quatro paróquias da Igreja Católica. Situação preocupa padres e Pastoral do Migrante, que estão ajudando a mantê-los (Foto: Raphael Alves)
Nesta quinta (31), a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejus), por meio do Departamento Estadual de Direitos Humanos (DEDH), promove, às 14h, uma reunião especial com entidades do poder público, a Igreja Católica e a sociedade civil, no auditório da Escola de Administração Penitenciária do Amazonas (Esap).
A proposta é discutir novas ações de apoio aos imigrantes haitianos. Nas últimas semanas, com a chegada de um grande número de refugiados, o Departamento vem se mobilizando para oferecer condições dignas de emprego e moradia a essa população.
Esse esforço incluiu visitas a alojamentos, reuniões com instituições e empresas e a organização de cursos de qualificação profissional.
O evento desta quinta-feira dá continuidade ao encontro realizado na sede do Ministério Público do Estado, na última segunda-feira (28), onde foi proposto um termo de cooperação entre diferentes setores da sociedade para prover aos haitianos assistência em saúde, educação e trabalho.
A reunião trará representantes das Secretarias de Educação do Estado (Seduc) e do Município (Semed), das Secretarias de Saúde do Estado (Susam) e do Município (Semsa), do Fórum Permanente de Educação e Diversidade Étnico-Racial do Amazonas (Fopeder), do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur).
Da Pastoral do Imigrante, da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh), do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), das Universidades Federal (Ufam) e Estadual (UEA) do Amazonas, do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), do Movimento Nacional de Luta por Moradia e da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), além do Ministério Público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário