quarta-feira, 30 de março de 2011

Ministério Público do Trabalho tenta acordo para ajudar haitianos no AM

29.03.2011 | 20h01
Objetivo é empregar estrangeiros para evitar que caiam na criminalidade. Prevista para durar 4 anos, ação beneficiará até mil haitianos em Manaus
  G1
O Ministério Público do Trabalho do Amazonas elaborou um plano para ajudar os imigrantes haitianos que chegam ao Brasil. O documento foi apresentado na segunda-feira (28) para representantes de diversos órgãos, como os governos do Amazonas e de Manaus, a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), a Arquidiocese de Manaus e escolas técnicas.

O procurador do Trabalho, Audaliphal Hildebrando, explicou ao G1 que o objetivo é beneficiar mil imigrantes em quatro anos. “Nossa intenção é inserir esse pessoal no mercado de trabalho e proporcionar a eles sustentabilidade. Estamos preocupados com chegada deles no Amazonas, porque estão em situação vulnerável e muitos não falam o nosso idioma. Queremos alocá-los para trabalhar em indústrias e empresas de construção civil, antes que sejam cooptados por organizações criminosas", afirmou.

Para o procurador, se não tiverem como sobreviver, os imigrantes vão cair na marginalidade. “Além da questão do trabalho e da qualificação profissional, eles terão acompanhamento médico, psicológico e também serão incentivados a apreender o idioma. Vão receber ajuda para tirar a documentação também”, disse.

Inicialmente, o projeto tem o objetivo de acolher somente os imigrantes que estão em Manaus.

De acordo com Hildebrando, o termo de cooperação foi bem aceito pelos representantes da indústria, construção civil e comércio. “Há todo um problema social que os deixa vulnerável. Muitos perderam parentes no terremoto, estão em outro país, não falam bem português. É necessário sensibilizar as empresas para receber esse pessoal”, disse.

O Ministério Público vai fazer novas reuniões com os órgãos no dia 31 de março e 11 de abril para discutir os itens do termo de cooperação, que deve ser assinado no dia 29 de abril. A intenção é iniciar as ações já a partir de 1º de maio.

Chegada de haitianos

Os haitianos começaram a entrar no Brasil por Tabatinga, na fronteira do país com o Peru e com a Colômbia, no início do ano passado. Eles saem do Haiti e fazem uma viagem de até dois meses por países da América Central e do Sul, antes de chegar ao Brasil.

Além de Tabatinga, alguns imigrantes entram no país pelo Acre. Eles chegam a Assis Brasil (AC) e seguem para Brasiléia (AC), onde permanecem acampados.

Os imigrantes fogem da devastação provocada pelo terremoto ocorrido em 12 de janeiro de 2010 no Haiti.

Segundo dados da Polícia Federal, 769 imigrantes solicitaram vistos como refugiados até o dia 11 de fevereiro. Muitos haitianos ainda permanecem na cidade, porque não têm dinheiro para seguir para grandes centros. E a cada dia novos grupos chegam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário